O novo livro Guardados 002, de Filipe Faria, já está disponível na livraria online WOOK (Porto Editora), e nas lojas e site FNAC!
Link WOOK: https://www.wook.pt/livro/guardados-002-filipe-faria/30248819?srsltid=AfmBOopqcqD_LO8HKZ9_tqkRN3A2biZlJUURUnH6noImj8O5F7Nvo6kd
Link FNAC: https://www.fnac.pt/Guardados-002-Filipe-Faria/a12030180
Guardados 002 — música, som, filme e fotografia de Filipe Faria —, um projecto Arte das Musas, segundo volume da série Guardados estreada em 2023, conta a parceria do Município de Idanha-a-Nova e o apoio da Direcção-Geral das Artes \República Portuguesa - Cultura.
O projecto resultou numa banda sonora composta por Filipe Faria (álbum digital disponível na plataforma de streaming), uma exposição estreada no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova – estreada no dia 26 de Julho e patente até ao dia 23 de Outubro – e um livro… O novo projecto visita quatro “guardados” (da colecção do Centro Cultural Raiano): um sedeiro, uma foice, um machado de cortiça e um chocalho…
Guardados
Filipe Faria
“ Um “guardado” é um objecto que sobreviveu ao tempo com intenção. É um daqueles objectos que decidimos poder vir a fazer parte de nós, do que somos hoje, na antecipação de um futuro em que precisamos de ser recordados da sua importância. Guardamos um “guardado” porque o queremos fixar no tempo, neste tempo… para que não se perca nunca.
Guardado (adjectivo): Protegido ou defendido contra algo ou alguém; Que se conserva para não se deteriorar; Posto de parte; Oculto, escondido.
Guardados (nome masculino plural): Objectos que se guardam em caixas ou outros compartimentos.
Um “guardado” pode ser uma fotografia de um acontecimento mais ou menos especial, mais ou menos banal, uma fotografia nossa ou de outrem. De um agente activo na nossa história ou de um desconhecido, ou de um grupo de desconhecidos, ou de um grupo de desconhecidos à volta de um conhecido. (...)”
Mais info: www.artedasmusas.com/guardados
Ficha Técnica
Guardados 002
de Filipe Faria
Um projecto
Arte das Musas
Fotografia
Filme
Som
Música
Filipe Faria
Posfácio
Paulo Longo
Em parceria com
Município de Idanha-a-Nova
\UNESCO Creative City of Music
Apoio
República Portuguesa - Cultura
\Direção-Geral das Artes