Catálogo
Catalogue
Fora do Lugar
Festival Internacional de Músicas Antigas
Early Musics International Festival
Edição Edition 2
2013
Catálogo Catalogue
Idanha-a-Nova
22/11 - 14/12/2013
O canto - ou o uivo - é tão antigo como o Homem
JP Simões respondeu assim ao desafio de abrir esta edição Fora do Lugar: A arte do trovador é mais antiga que a primeira teoria da música desenhada pelos chineses há cerca de cinco mil anos: o trovador canta o amor, a vitória e a derrota, o escárnio e a redenção, o mundo e o seu mistério, desde que estas coisas começaram a ser verbalizadas, ou mesmo antes, uivando à lua. O canto - ou o uivo - é tão antigo como o Homem e não custa imaginar que este foi sempre o incentivo para o desenvolvimento de novos desenhos de instrumentos musicais - mais ou menos inovadores.
Assim que foi inventado o primeiro instrumento musical - porque disso se tratava, de inventar novas formas de fazer som agradável para encher os dias e as noites de outras cores - este, com certeza, serviu de instrumento de acompanhamento à voz, o mais complexo e orgânico de todos os instrumentos. Milhares de anos depois ainda hoje podemos testemunhar a inevitável tentação de cantarolar acompanhado, de forma improvisada e lúdica ou de forma maturada e carregada de sentido(s).
A edição 2013 do Fora do Lugar abre com um homem atrás de uma guitarra - que por ser homem que canta à lua, é um trovador - e encerra com outro homem atrás de outra guitarra. São tão diferentes mas tão parecidos os seus percursos e tão antigos como novos. JP Simões e Pedro Caldeira Cabral partilham a tentação da música como processo de crescimento pessoal e de aproximação ao que é mais sublime. Aliás, ambos partilham moléculas com cerca de seis milhões de anos.
É aqui, Fora do Lugar, que podemos assistir a estas coincidências ou diálogos. Aqui, a renovada esperança de diálogo entre a ancestralidade e a contemporaneidade, entre a arte do mundo, a da academia e a das tradições populares tem o seu lugar. É este o seu lugar. E são as terras de Idanha, as mágicas terras de Idanha, que nos inspiram. A promoção destes diálogos tem o poder de valorizar as tradições regionais - ancestrais ou contemporâneas - do nosso país, da Europa e do Mundo, sem fronteiras.
Aqui podemos ouvir ainda as vozes humanas e despidas das Segue-me à Capela no meio de alfaias agrícolas; a música e as nove musas antigas do L’Aspiration entre Cegonhas; o assombro da capacidade vocal humana de Gabriel Díaz e Sara Águeda num Palheiro de pedras tão antigas; o encontro entre a experiência do Concerto Campestre e a juventude dos Coros Voximini e Voximix numa Casa que é do povo; o jazz sem fronteiras de Mário Franco, Sérgio Pelágio e André Sousa Machado num Lagar ancestral; e as sete línguas dos sete cantos da pequena península ibérica de Noa Noa, Artur Fernandes e João Hasselberg no fabuloso sítio de pedras e ar de S. Pedro de Vir-a-Corça.
São nove concertos e muitos ateliers, visitas, exposições, passeios, mostras e masterclasses de 22 de Novembro a 14 de Dezembro possíveis porque foi possível desenhar uma rede de parcerias, nacional e regional, que potencia a promoção destes fabulosos destinos patrimoniais e a valorização da massa crítica que nos últimos anos o municípiode Idanha-a-Nova tem vindo a promover, com assinalável sucesso.
Termino agradecendo às instituições que nos apoiam nesta aventura Fora do Lugar: Secretaria de Estado da Cultura, Direcção-Geral das Artes, Centro Cultural Raiano, Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, Naturtejo, Direcção Regional de Cultura do Centro, Aldeias Históricas de Portugal e Antena 2.
Agradeço de forma especial à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, na pessoa do seu presidente, pela parceria e amizade com que recebeu, deu casa e alimentou este projecto. Bem vindos.
Filipe Faria
Director Festival Fora do Lugar
Director Arte das Musas
Festival Fora do Lugar
Arte das Musas
Em parceria com \In partnership with:
Município de Idanha-a-Nova
Estrutura financiada por \Project financed by:
República Portuguesa - Secretário de Estado da Cultura
Direção-Geral das Artes
Naturtejo - Geo.Park
Direção Regional de Cultura do Centro
Apoios \Support:
Centro Cultural Raiano
Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Gestão
Aldeias Históricas de Portugal
Media partner:
Antena 2