E chegámos ao fim...


O nono Fora do Lugar, neste ano tão especial, terminou... Foi uma narrativa construída em 42 passos, momentos que aconteceram mesmo, na realidade, com pessoas e tudo, afastadas mas presentes... Uma narrativa cosida pelas terras de Idanha, o lugar mais bonito do mundo... esta linha com que cosemos os dias...
Durante meses procurámos desenhar uma forma de trazer este território espantoso - e estas pedras com gente maravilhosa lá dentro - para estes novos lugares, os da distância e da mediação... mas também os da proximidade e da cumplicidade... da ocupação de espaços invulgarmente pessoais, próximos, íntimos... improváveis de serem ocupados pelos tantos milhares de pessoas que nos seguiram neste caminho... e foram tantos de nós...
42 passos que foram 42 momentos reais, presentes, que resultaram em 52 filmes... procurando não ceder, por um lado, ao discurso poderoso que monopoliza os nossos dias há tanto tempo e, por outro, às suas trágicas consequências...
É possível viver e agir nestes tempos como provou Josefina Pissarra com o seu Parlamento, em Penha Garcia… É possível aproveitar o "abanão" (como lhe chamou Josefina) e a oportunidade para criar novos lugares de encontro... É essencial aproveitar todos os dias, todos os minutos e segundos… Podemos provar aos tempos modernos que no mundo rural - especialmente neste que é o lugar mais bonito do mundo, Idanha - mora a nossa memória colectiva, a sensibilidade, a persistência… para além da resiliência, da modernidade, da inovação, da vontade e da criatividade...
42 passos... 12 desafios como interruptores cosidos pelo território, pelo corpo, pelo som, pela terra. 6 concertos como lugares onde mostrar o que se faz (este ano, dedicados aos músicos portugueses). 6 momentos de conversa, na primeira pessoa, e 5 outros de conversa com o público. 5 ensaios como histórias de vida, da arte erudita e da popular, da gastronomia ou da "comida", do urbanismo, da antropologia e da arqueologia, da biodiversidade e da sustentabilidade. 9 dias do lugar, aqui vividos... e ainda muitos outros... 42 passos no final… em 52 filmes…
Todos os dias, todas as narrativas e lugares com que os cosemos persistem, este ano, não apenas na memória de quem os experimentou aqui… mas para sempre... Este ano está todo aqui, nestes novos lugares Fora do Lugar, e pode ser visitado e revisitado...
Estar fora do lugar é fazer parte de um mundo no qual a experiência do lugar - dos seus espaços e hábitos, da paisagem, dos sons e dos cheiros, da temperatura e da humidade, das pessoas com que nos cruzamos, do paladar, do esforço físico ou da sua ausência, da descoberta, da surpresa passiva ou activa -, no lugar mais bonito do mundo, Idanha, é o fio condutor, o fio com que cosemos os dias e que liga os nossos desafios, propostas e provocações... É isto estar fora do lugar... que é sempre o melhor lugar para estar...
Os dias que vivemos são dias de outros desafios... Estas foram as perguntas que persistiram e guiaram todos estes meses: Como ligar, como coser os dias? Como viver e experimentar estas terras e lugares sem os poder pisar, cheirar, tocar... sentir... A resposta está aqui para ser lida, para ser recebida…
A resposta foi uma ideia... uma narrativa do lugar... que se pode seguir como uma cronologia, olhando para o relógio ou esquecendo-o... hoje, aqui... no lugar mais bonito do mundo, Idanha-a-Nova.
Obrigado aos nossos parceiros, ao Município de Idanha-a-Nova, na pessoa do Presidente Armindo Jacinto, casa e interruptor deste projecto, e ao Ministério da Cultura e à Direcção-Geral das Artes… foram muitos meses de trabalho até encontrarmos este caminho…
Obrigado ao público que nos seguiu - e continuará a seguir - em cada passo que damos… e foram tantos de nós…
Obrigado Carla Albuquerque e Vânia Moreira pela entrega aos nossos interruptores criativos… obrigado pela vossa generosidade.
Obrigado a todos os músicos Fora do Lugar. Foram a face mais brilhante deste ano: João Barradas, Khytar 12.6 (Miguel Amaral, Pedro Rodrigues), Carlos Rodrigues (Kabeção), Üryan (Raquel Reis, Gulami Yesildal, Tiago Santos), O Bando de Surunyo (Eunice Abranches d’Aguiar, Raquel Mendes, Helena Correia,
Carlos Meireles, Sérgio Ramos, Hugo Sanches), Galandum Galundaina (Paulo Preto, Paulo Meirinhos, Alexandre Meirinhos, João Pratas), Baltazar Molina. E parabéns!
Obrigado Lara Broom e SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves - pela renovação desta parceria que vos coloca Fora do Lugar.
Obrigado Josefina Pissarra, Sofia Areal, Mário Pissarra, Manuel Panão, José Cristóvão pelo carinho com que abraçaram esta narrativa e partilharam um pouco de vós.
Obrigado Idalina Gameiro pela oferta da sua voz aos filmes Fora do Lugar… foi o seu canto que guiou os nossos dias…
Obrigado à Quinta da Alvarinheira (Oledo) pela parceria.
Obrigado a todos os apoiantes… Município de Idanha-a-Nova (já referido), Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova UNESCO Creative City of Music, Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO, Aldeias Históricas de Portugal, Antena 2…
Obrigado à REMA - Réseau Européen de Musique Ancienne. Esta foi a primeira edição Fora do Lugar como membros efectivos desta prestigiada rede europeia.
Obrigado à equipa Arte das Musas, Rita Santos, Mário Alves e Daniel Carreiro sem a qual não teria sido possível esta aventura e à equipa CMIN e CCR (Centro Cultural Raiano) Carla Ribeiro da Silva, Bárbara Reino, Eduardo Lopes, Elizabete Robalo, Fernanda Rosendo, Luís Anahory, Maria do Almurtão, Nuno Capelo, Tiago Carvalho (e tantos mais ainda), pela vossa dedicação e amizade.
Para terminar… obrigado ao meu parceiro dos dias, responsável por muito pensamento, criatividade e desafio, Paulo Longo, antropólogo e Chefe de Divisão de Cultura (entre outras) da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova… Não seria assim sem ele…
As portas de Idanha - o lugar mais bonito do mundo - continuam abertas...
Terminou a nona edição do Fora do Lugar em Idanha-a-Nova - UNESCO Cidade Criativa da Música - por agora… Porque esta edição não termina...
Que ano, este! Ficou tudo fora do lugar, outra vez... 🙂
Até já!

Filipe Faria
Director do Fora do Lugar
Director da Arte das Musas

Está tudo aqui:
www.foradolugar.pt
www.artedasmusas.com/foradolugarprograma