Catálogo
Catalogue
Fora do Lugar
Festival Internacional de Músicas Antigas
Early Musics International Festival
Edição Edition 3
2014
Catálogo Catalogue
Idanha-a-Nova
28/11 - 13/12/2014
Permanências, mudanças e rupturas
O ano de 2014 assinala a terceira edição do Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas, um dos projectos culturais mais relevantes na área da música na região. Apoiado desde o primeiro momento pelo Município de Idanha--a-Nova, na qualidade de parceiro, este projecto assume um papel de relevo no contexto da sua linha de intervenção no plano cultural, em particular no que diz respeito ao desenvolvimento do diálogo entre formas musicais e da atitude perante a música antiga, abordando de um modo inovador os conceitos de erudito/popular e antigo/contemporâneo. A fronteira entre estas noções, longe de ser linear, surge aqui como uma experiência que, mais do que tudo, nos faz reflectir sobre os processos históricos que conduzem de uma linha musical a outra, feitos de permanências, mudanças e rupturas, muitas delas surpreendentes. Ao longo da história da música, passado e presente cruzam caminhos incessantemente. Não é por isso de estranhar um programa com presenças tão diversas: do jazz ao eco dos esplendores do Al Andalus,passando pela exuberância do barroco alemão e a expressividade da world music.
Um conceito provocador? Sim, e tão assumido como os próprios espaços de realização do festival que rompem, também eles, com as convenções e estereótipos vigentes. Eficaz? Os resultados das edições anteriores falam por si, reforçando a validade de uma opção política que ilustra, ao nível local, a capacidade de produzir cultura num cenário onde muitos não concebem pensá-la neste moldes: o país perdido das pequenas aldeias quase desertas.
Daqui releva uma das virtudes maiores do projecto, a possibilidade de chegar até onde mais ninguém se deu ao trabalho de ir, cumprindo um objectivo que, sendo do Município de Idanha-a-Nova, deveria ter reflexos mais amplos na realidade nacional – umreal e generalizado acesso à diversidade cultural dos nossos dias.
Ao longo do tempo Idanha tem investido, como poucos, neste sentido. Por esta razão, 2014 marca, igualmente, mais uma etapa no caminho da validação deste esforço e do reconhecimento das valências e dinamismo culturais deste território, com a candidatura, em curso, à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, precisamente na categoria da Música. Neste contexto, onde tradição e modernidade convivem e dialogam em permanência entre si, o contributo do Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas afigura-se decisivo. Sobre as terras de Idanha recaem não apenas as expectativas das suas gentes, mas as de todos aqueles que, neste e noutros projectos promovidos pelo Município, revêem o tremendo potencial do mundo rural português.
Armindo Jacinto
Presidente do Município de Idanha-a-Nova
Festival Fora do Lugar
Arte das Musas
Em parceria com \In partnership with:
Município de Idanha-a-Nova
Estrutura financiada por \Project financed by:
República Portuguesa - Secretário de Estado da Cultura
Direção-Geral das Artes
Apoios \Support:
Centro Cultural Raiano
Naturtejo - Geo.Park
Direção Regional de Cultura do Centro
Aldeias Históricas de Portugal
Media partner:
Antena 2